Jogos Online Mario

Rede sem Fio

Postado por Webmaster às 08:31

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rede sem fios (também chamada rede wireless) refere-se a um agrupamento de computadores (e outros dispositivos) em rede, interligados sem o uso de cabos mas sim através de ondas de rádio ou outras formas de ondas eletromagnéticas.

Classificação das redes sem fios

WPAN

Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros. Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).

WLAN

Wireless Local Area Network.

WMAN

Wireless Metropolitan Area Network ou Rede de área metropolitana sem fio.

WWAN

Wireless Wide Area Network.

Padrões e tecnologias

IrDA

Infrared_Data_Association


ZigBee

ZigBee (IEEE 802.15.4).


Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias. Bluetooth (IEEE 802.15.1).


RONJA

Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar.


Wi-Fi

Wi-Fi (IEEE 802.11).


WiMAX

WiMAX (IEEE 802.16).


Mesh

Redes Mesh (IEEE 802.11s).